O seu cachorro te escolheu como dono?

Você ter escolhido um cachorro, não significa que ele também te escolheu como dono. Os cães são animais bastante sentimentais e que precisam ser cativados. Se você pensa que os cachorros são motivados apenas pela alimentação, eis um grande engano.

Vamos fazer uma comparação!

Nosso cérebro humano faz a leitura de diversas informações antes de termos sentimentos. O que iremos sentir em determinada situação ou por alguém depende do como recebemos e como são processadas estas informações, certo? E com os pets ocorre de forma similar eles também passam por diversos processos e fases em suas vidas que determinam as relações que eles terão com as pessoas que convivem.

Os cães, não por acaso, são conhecidos como os melhores amigos do homem, afinal estão entre os animais mais sociáveis. Porém, apesar da maioria dos cachorros gostarem de estar entre as pessoas sempre existe um dono que é escolhido pelo próprio Pet como a sua pessoa predileta. Vamos entender alguns detalhes!

O coração além da comida

Muitos consideram que os cachorros são unicamente estimulados pela comida, os famosos “petiscos”. No entanto, as interações com os humanos são muito significativas para estes animais. Por exemplo, de forma geral, quando um cachorrinho chega na família como filhote, a pessoa que mais interagir com ele até os seis meses poderá se tornar o seu favorito. Segundo estudos até os seis meses, o cérebro do cachorro é muito receptivo. Então, as experiências sociais que ele tem podem influenciar pelo resto de suas vidas.

Porém, não apenas quando filhote, mas os peludos caninos tendem a se identificar com pessoas com pessoas que lhes oferecem experiencias positivas, como brincar, passear, ficar próximo e alimentar….

As boas experiencias não servem apenas para tornar-lhe o dono preferido, mas está altamente ligada a personalidade social do animal. Bichos que possuem cotidianos mais saudáveis com interações tendem a ser pets mais alegres e mais fáceis de lidar.

Aquela parceria boa

Nos humanos gostamos de estar entre pessoas que nos façam sentir coisas boas e que, de alguma forma, auxiliem para que no dia a dia tenhamos experiências positivas, não é mesmo? Bom, os cães também são estimulados pelos bons momentos e esperam das pessoas ao seu redor atenção e carinho. Mais do que a quantidade de tempo, os pets valorizam a qualidade da interação. O afeto físico é altamente capaz de reforçar o sentimento de confiança, vinculo e segurança do animal com seu dono.

Cara de um, focinho de outro

Outro ponto muito importante é a personalidade. Dizem que os cães com o tempo se tornam muito parecidos com seus donos, já ouviu falar? Pois é, isso não deixa de ser verdade. Os cães muitas vezes escolhem uma pessoa como a sua favorita quando se identificam com o mesmo nível de energia e personalidade. Curioso, não é?

 

Se você se interessou em ler este artigo é porque provalemente gosta muito dos caninos, estamos certos? Os cães eles possuem muito a nos ensinar, são animais fiéis e que se dedicam ao máximos aos humanos próximos. Se você tem um cachorro dedique-se a ele também. Os peludos não precisam apenas de alimento, mas de atenção e carinho. Com um pouquinho de tempo por dia dedicado ao seu pet você receberá muita alegria e amor em troca.

Vamos conversar mais sobre os PETS? Confira mais informações em nosso blog.

Compartilhe:

uniterras Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *