Dicas para decoração de ambientes pequenos

Não importa o tamanho do ambiente uma decoração assertiva faz toda a diferença. Os apartamentos, por exemplo, estão cada vez mais em alta, porém devido ao pouco espaço as vezes fica complicado organizar tudo e ainda deixar descolado.  Ambientes pequenos requerem alguns detalhes específicos como cores, iluminação e tipos de móveis adequados.

Trouxemos algumas dicas para te ajudar a deixar seu espaço muito confortável e cheio de charme. Porém, a principal dica é: coloque sempre a sua personalidade nos detalhes, a sua casa, trabalho, enfim, o seu ambiente precisa lhe transmitir a sensação de tranquilidade e identificação. Foca naquilo que você gosta e segue as dicas abaixo que lhes garantimos a “construção” de um cantinho maravilhoso, e melhor, com a sua “cara”.

1 – Menos é mais

Se você é daquelas pessoas que adora guardar coisas desnecessárias, vamos começar aqui a primeira mudança. Um ambiente agradável é aquele que é limpo, não apenas no sentido limpeza, mas que tem apenas o necessário. Neste caso, menos é mais! Crie o hábito de fazer uma “revisão” nas suas coisas com frequência, faça doações com aquilo que você não usa mais, jogue fora tudo que não tiver nenhuma serventia, liberte-se de todos os objetos e coisas que não são realmente úteis. Mantenha apenas o ESSENCIAL.

2- Hello, cores claras

Tem gente que adora cores e quer que tudo na vida seja uma aquarela. Nós também amamos cores! Porém, em ambientes com pouco espaço usar muitas cores na pintura não é indicado. Mas calma, o ambiente pode ter muita vida.

Para pequenos espaços recomenda-se cores claras, pois estas dão sensação de amplitude e fazem o ambiente parecer maior. Isso não significa que tenha que ser tudo branco ou bege: se você gosta de tons quentes é possível usá-los em uma parede ou no teto. Mas, com muito equilíbrio.

O que recomendamos é usar cores mais leves nas paredes e personalizar os acessórios usados no ambiente com tons mais quentes. Desse modo, você mantém o uso de peças e cores da sua preferência e, ao mesmo tempo, cria um ambiente com a sensação de mais leveza e espaço. Combinação perfeita, não?

 3 – Luz é vida

Os locais que possuem boa iluminação natural são ambientes ótimos, abuse desse tipo de luz. Os espaços que proporcionam a entrada da luminosidade devem estar sempre livres para que a luz natural se mantenha ao máximo pelo ambiente. A sensação de leveza e amplitude é sensacional.

Porém, se o seu cantinho não tem boa iluminação natural, mantenha a calma. Temos uma solução! Uma das dicas é o uso de luz indireta, que são aquelas luzes nos cantos dos ambientes, geralmente com uma tonalidade mais amarelada (em pontos específicos). Com estes pontos de luz amarelos espalhados você destaca cantos e objetos, criando um jogo de luz e sombras. O efeito quase cênico multiplica a sensação de espaço. E deixa o local lindo, concorda?

 

4 – Decoração com espelhos, é sensacional

Espelhos, grandes ou pequenos, são excelentes para criar espaços com mais amplitude visual. Os espelhos podem ser usados em espaços grandes como portas e paredes, por exemplo, ou em decorações pequenas. O tamanho e o espaço que você vai colocar esse tipo de material decorativo irá depender do seu gosto e estilo.

Foca aqui! Espaços com espelhos grandes é para quem quer dar prioridade para sensação de amplitude; espaços com espelhos pequenos é para quem dar ao ambiente mais leveza, suavidade, e apenas um toque básico de amplitude.

 

5 – Atenção nas medidas dos móveis

Ambientes pequenos requerem móveis com medidas muito assertivas, para evitar esbarrões. Ao comprar os seus móveis, para moradia, trabalho ou qualquer que seja a finalidade planeje o que é necessário e onde será colocado cada peça, para após ir fazer a compra. É importante ter as medidas de cada espaço, afinal móveis do tamanho correto são indispensáveis para um ambiente mais agradável.

 

Estas são apenas dicas que separamos para lhe auxiliar a criar um ambiente bem gostoso. Muitas vezes apostar no básico traz muito mais resultados. Esperamos ter ajudado você a pensar melhor na sua decoração. Acompanhe mais informações em nosso blog.

Compartilhe:

uniterras Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *