Cuidados com a saúde infantil no verão

Uma das estações mais alegres do ano está chegando, sol, calor e FÉRIAS, ou seja, VERÃO. Após meses de muita correria é hora de um merecido descanso, ao lado de pessoas queridas. Porém, quem é pai e mãe está sempre em “modo alerta”, não é mesmo? Esses super-heróis não deixam de proteger seus pequenos, no entanto, o verão não precisa ser mais uma das preocupações. Essa estação quente realmente requer um pouco mais de cuidado, principalmente, com as crianças. No entanto, algumas práticas simples podem lhe auxiliar a deixar esse período muito mais confortável e saudável.

Alimentação

Se para o adulto já é difícil manter uma alimentação saudável, principalmente em épocas de fim de ano, imagina para a criança. Festas e comemorações geralmente são épocas de muitas guloseimas, doces e gorduras. Em período de férias manter os horários corretos para alimentação também é algo complicado de seguir, não é mesmo?

Uma dica aos pais é buscar ao máximo possível manter uma alimentação regrada, mesmo nas férias, e não deixar que a alimentação “errada” vire parte da rotina. Além disso, uma alimentação mais leve, com menos gordura, é muito importante quando o clima está muito quente. A explicação é simples, no calor a circulação sanguínea aumenta na região da pele para não superaquecermos. E quanto mais comemos, mais sangue vai para o aparelho digestivo, ou seja, nosso corpo gera uma alta demanda por sangue, causando aquele “famoso” cansaço, sono.

Uma boa alimentação é sinônimo de vida saudável e a saúde não tira férias, por isso mesmo em períodos viagens e comemorações não deixe de ter controle, pois com um corpo saudável podemos aproveitar muito mais. Aposte em alimentos como frutas, sucos naturais, legumes e verduras, estes são fortes aliados para essa estação. Dica válida para os pequenos e também adultos.

Hidratação

Tomar água é um dos pontos principais para se ter uma boa saúde, sobretudo no verão. Mas, não basta apenas beber um ou outro copo d’agua é preciso atentar-se a quantidade ingerida por dia, principalmente porque as crianças perdem líquidos com mais rapidez que os adultos. Por isso, no verão esse cuidado é ainda mais importante, já que o suor corporal aumenta e precisamos de ainda mais água para regular nossa temperatura.

Uma boa tática é estimular as crianças a utilizarem garrafinhas, pois elas acabam tomando mais água. Durante os passeios e brincadeiras é indispensável ter um momento de pausa para hidratação. Nestes espaços de tempo outros líquidos, como sucos naturais e chás também são ótimos aliados.

Piscina e mar

Tomar cuidado com piscinas e mares parece um alerta clichê, no entanto, é um dos tópicos mais importantes, pois diz respeito diretamente à vida. Mesmo que a criança saiba nadar, não a deixe sozinha. Na piscina ou no mar, é indispensável que tenha sempre a presença de um adulto por perto. Nesse quesito não pode existir um “é rapidinho”, independentemente do tempo e do como a criança vai brincar na água tem que ter um responsável junto.

Sol

No verão o sol fica mais intenso e aparece com muito mais frequência, por isso é indispensável redobrar o cuidado com a exposição. A Sociedade Brasileira de Pediatria tem divulgado um guia de proteção para crianças e adolescentes, visando atentar os pais aos principais alertas. De forma geral, o uso de roupas adequadas, bonés, protetor solar e óculos são os acessórios básicos recomendados. E para as famílias que costumam viajar e passear de carro é importante conferir as películas dos vidros, afinal materiais adequados podem proteger até 99% dos raios UV.

Os cuidados são básicos, porém muito importantes. Se você já fez suas anotações está preparado para um verão seguro. Agora é só aguardar as férias e partiu curtir o verão com a família. Continue acompanhando dicas e novidades em nosso blog.

Compartilhe:

uniterras Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *