Cuidados com o cabelo no inverno

No frio, sempre queremos o banho quente, o secador e temos preguiça de hidratar o cabelo. Sabendo disso: Você precisa ainda mais de cuidados com o cabelo no inverno! Alguns hábitos chamam a atenção para a necessidade de cuidados específicos nesta época do ano.

  • Evite água muito quente:

Em qualquer época do ano, na verdade, o ideal é a temperatura entre morna e fria. A água quente demais deixa os cabelos sensíveis e o couro cabeludo ressecado. Especialmente no inverno, é uma dificuldade seguir esta regra à risca. Uma alternativa é lavar o cabelo separadamente, evitando o pavoroso jato gelado.

  • Não lave o cabelo todos os dias:

A prática de lavar o cabelo todos os dias aumenta o ressecamento. No frio, a demora na secagem dos fios faz com que o couro cabeludo fique úmido por mais tempo. Isto causa oleosidade e caspa. Se o seu cabelo é oleoso, lave os fios em dias alternados. Se forem ressecados, a dica é fazer um “pré-poo” antes das lavagens, impedindo que o shampoo acabe com a oleosidade natural.

  • Hidratação, protetor térmico e reconstrução:

Um dos principais cuidados com o cabelo no inverno é fazer muita hidratação, constantemente, para que não resseque ou fique opaco. Hidratações rápidas durante o banho são ótimas opções para não precisar ficar entrando e saindo do chuveiro. A cada 15 dias, o ideal é investir num procedimento que traga mais resultado.

O protetor térmico também vale para todo o ano mas, em especial, para o inverno. Ele forma uma película que protege e ameniza os efeitos do secador, chapinha e babyliss. Use sempre!

No inverno, o sistema imunológico fica mais fragilizado e o cabelo tende a cair mais. “Agressões externas”, como chuva e vento, também prejudicam a fibra capilar. Reconstruções com máscaras potentes ajudam o cabelo a se recuperar.

  • Tente usar o secador com o vento frio:

Para não comprometer a umidade natural do cabelo no inverno, o ideal é deixar o secador de lado. Como o cabelo demora muito mais para secar naturalmente, tente usar o secador com o vento frio. Além de modelar o cabelo evitando o aspecto seco, é bom para fechar as cutículas e garantir brilho. Evitar fontes de calor ajuda a impedir que os fios ressequem.

  • Não abuse do shampoo a seco:

Recorrer ao shampoo a seco é bom para ajeitar a franja e a raiz, mas tenha cuidado. O uso em excesso pode fechar os poros e causar caspa, além de atrapalhar o crescimento natural do cabelo.

Cuide-se bem com as dicas em nosso blog!

Compartilhe:

uniterras Autor

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *